terça-feira, 4 de setembro de 2012

Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF ou FBKF) no brasil em % do PIB


A Formação Bruta de Capital Fixo, esse indicador de nome extenso e complicado mede o quanto as empresas aumentaram os seus bens de capital, ou seja, aqueles bens que servem para produzir outros bens. São basicamente máquinas, equipamentos e material de construção. Ele é importante porque indica se a capacidade de produção do país está crescendo e também se os empresários estão confiantes no futuro.

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) é calculada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ao longo de 10 anos ocorreu um pequeno aumento da FBCF (em % PIB), estava em 16,4 em 2002 e em 2012 em 20,4% do PIB.

Em 2009 a FBCF foi de -6,7 %, o que reflete a grande incerteza gerada pela crise econômica mundial, em 2010 ocorreu um grande crescimento, passou para 21,3% ( importante comparar com o total de crédito do BNDES, postando nos últimos dias), em 2010 ocorreu um incremento do crédito no BNDES, com a finalidade de manter a atividade econômica e a diminuir a incerteza dos empresários, mas o índice retorna a cair em 2011, para 4,7%, devido às notícias vindas da Europa.

( dados formulados pelo economista Fernando Nogueira Costa link)

Nenhum comentário:

Postar um comentário