sexta-feira, 1 de junho de 2012

Leitura Recomendada: Finanças dos trabalhadores - Fernando Nogueira Costa

Artigo escrito pelo Economista e professor do Instituto de Economia da Unicamp, Fernando Nogueira Costa. Para fazer o download do arquivo clique aqui, boa leitura!


Resumo

O objetivo deste artigo é reunir argumentos e evidências empíricas em favor da hipótese de que o sucesso das finanças do trabalhador assalariado, propiciando-lhe independência financeira em relação ao empregador ou à Previdência Social, depende de aplicações regulares de parte da renda de seu trabalho, durante a fase ativa de vida profissional, até que consiga viver apenas dos rendimentos. Em geral, o trabalhador não se enriquece no mercado de capitais. Inicialmente, apresenta-se breve resenha da literatura de auto-ajuda financeira. Depois, investiga-se as causas da mobilidade social no Brasil. Em seguida, os riscos do consumismo e do endividamento excessivo das classes emergentes são discutidos. No penúltimo tópico, apresenta-se erros comportamentais recorrentes. No último, sugere-se orientações para tomadas de decisões racionais em investimentos financeiros face a possíveis cenários futuros.

Palavras-chave: Seleção de Carteira de Ativos; Decisões de Investimento.

Professor-adjunto/livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Campinas, SP, Brasil. http://fernandonogueiracosta.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário