quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em que investir? - Frederico Matias Bacic


Ontem a noite estava na aula de Microeconomia Moderna, do curso de especialização em Economia Financeira e Monetária, do Instituto de Economia da UNICAMP, lecionado pelo professor Fernando Nogueira Costa.  A aula tratava sobre investimentos e conceitos iniciais de matemática financeira, quando foi apresentada uma tabela, a qual achei muito interessante e decidi compartilhar com vocês: (clique na tabela para melhorar a visualização)


A tabela é um resumo dos tipos de investimentos recomendados dependendo do cenário econômico. Por exemplo: em uma situação de instabilidade econômica as taxas de juros tenderão a subir, o câmbio a se desvalorizar, a inflação a aumentar e o Ibovespa a ter quedas no rendimento. Nessa situação seriam recomendados os investimentos em CDBs com a taxa pós-fixada, já que os juros se encontram em tendência de alta, Fundos DI, Fundos IGP-M e Dólar. 


Em uma situação de crescimento econômico quando existe tendência de queda nos juros, valorização cambial, queda da inflação e elevação do Ibovespa seriam recomendadas as seguintes aplicações:  CDB pré-fixado, já que a taxa de juro de hoje será maior do que a de amanhã, Fundos de Renda Fixa e Ações. E assim por diante! Bom, espero que tenham gostado!

Frederico Matias Bacic

Nenhum comentário:

Postar um comentário