sexta-feira, 23 de março de 2012

PROAF - Programa de Autonomia Financeira - GGBS UNICAMP

O Programa de Autonomia Financeira (PROAF), organizado pelo Serviço Social do GGBS em parceria com a Agência de Formação Profissional da Unicamp (AFPU), apresentou sua primeira oficina de orientação financeira nesta terça-feira (20/03) pela equipe de profissionais responsável pelo programa. Na ocasião, foi apresentado e entregue aos presentes o guia do PROAF, uma cartilha parte do material do programa contendo diversas dicas, entre as quais constam sugestões para o controle de gastos, cuidados com as finanças, investimentos e taxas de juros.

O Programa tem a pretensão de levar às unidades da Unicamp uma oficina de duração de três horas em horários definidos pelas unidades para que todos os funcionários da mesma possam participar. A oficina oferece um conteúdo dinâmico sobre a organização do planejamento financeiro, a reflexão sobre os gastos cotidianos, os empréstimos, os investimentos e o consumo, além de esclarecer aos participantes os questionamentos sobre taxas de juros, parcelamentos de dívidas e opções de crédito. É um conteúdo valioso porque permite entender o funcionamento de recursos de empréstimo (como cheque especial e cartão crédito) e também permite ao participante da oficina ter uma melhor compreensão do assunto para aproveitar as dicas e saber onde melhor fazer seus investimentos ou qual melhor forma para saldar uma dívida.

Durante esta primeira oficina, realizada na sala de formação profissional da AFPU, com participação de membros do programa e convidados de alguns setores da reitoria, a assessora técnica da AFPU, Fátima Filomena Mafra Chistóforo justificou a importância da realização do programa em função de que “trabalhar com a questão do endividamento afeta não só o lado pessoal, mas interfere na motivação no âmbito profissional também”. Ademais, a psicóloga do GGBS e integrante da equipe do PROAF, Érika Aparecida Bueno reafirma a intenção da oficina como uma proposta de reflexão de estratégias que possam ser levadas pelos participantes para ser discutida com seus familiares, para que eles possam colaborar em um planejamento coletivo cujo foco é o benefício de todos. “Nós oferecemos esses mecanismos de auxilio, porque isso interfere diretamente na auto-estima do grupo familiar, sendo que com planejamento a família pode evitar crises e preocupações com dívidas desnecessárias e no final do ano fazer uma viagem, por exemplo”, ressalta.

Esteve presente nesta primeira oficina o economista e autor do guia, Frederico Matias Bacic, que explicou sobre as armadilhas de créditos e salientou as mudanças necessárias para um equilíbrio financeiro. “A conscientização de todos é fundamental, desta forma todos podem colaborar com o controle dos gastos e planejamento financeiro” disse. Dúvidas sobre empréstimo consignado, financiamentos de veículos, cuidados com o cheque especial, também foram alguns dos pontos esclarecidos pelo economista.

Bacic aproveitou para mostrar aos presentes uma planilha de controle do orçamento doméstico, na qual todas as despesas são inseridas para um controle melhor de tudo que é gasto. A planilha já está disponível no site do GGBS. 

Mais informações sobre o calendário de visitas do PROAF nas unidades também estarão disponibilizadas no site e no próximo informativo do GGBS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário