quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Dica de Livro:Brasil Delivery - Leda Paulani




A política econômica conservadora adotada por Luiz Inácio Lula da Silva ao chegar à Presidência é o ponto de partida de Brasil Delivery, novo livro da economista Leda Paulani, publicado pela Boitempo. A primeira reação, não esconde a autora, é de perplexidade – atitude que não foi incomum entre os intelectuais que participaram da construção do Partido dos Trabalhadores. Superado o baque inicial, Leda Paulani se dispõe a entender as razões que levaram a essa guinada conservadora de Lula e as conseqüências da continuidade da política neoliberal.

A autora desenvolve sua argumentação e crítica ao que entende, em linhas gerais, como a transformação do país em uma plataforma de valorização financeira internacional. Para Leda Paulani, o abandono de perspectivas de desenvolvimento e soberania determinou a entrega do Brasil a interesses alheios à maioria da população. É esse o mote do título do livro: um Brasil para entrega, o Brasil Delivery. 

Abordagem consistente e aprofundada da política econômica petista, a obra analisa o desenvolvimento do capitalismo brasileiro e da industrialização, além de retomar a história do neoliberalismo enquanto doutrina. Um de seus objetivos é demonstrar que Lula fez uso de um instrumento singular para levar adiante sua política conservadora: a decretação de um estado de emergência econômico. 


Os seis artigos que compõem Brasil Delivery resultam de palestras e debates protagonizados pela autora, além de textos publicados em veículos como o periódico acadêmico da Sociedade Brasileira de Economia Política (SEP) e a revista alemã Prokla. O livro faz parte da Coleção Estado de Sítio, coordenada por Paulo Arantes, autor da orelha do livro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário