sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dica de Filme: Super Size Me - A Dieta do Palhaço




No filme, Spurlock segue uma dieta de 30 dias (fevereiro de 2003) durante os quais sobrevive em sua totalidade com a alimentação e a compra de artigos exclusivamente do McDonald's. O filme documenta os efeitos que tem este estilo de vida na saúde física e psicológica, e explora a influência das indústrias da comida rápida.

Durante a gravação, Spurlock comia nos restaurantes McDonald's três vezes ao dia, chegando a consumir em média 5000 kcal (o equivalente de 6,26 Big Macs) por dia durante o experimento.

Antes do início deste experimento, Spurlock, comia uma dieta variada. Era saudavel e magro, e media 188 cm de altura com um peso de 84,1 kg. Depois de trinta dias, obteve um ganho de 11,1 kg, uns 13% de aumento da massa corporal deixando seu índice de massa corporal em 23,2 (dentro da faixa "saudável" 19-25) a 27 ("sobrepeso"). Também experimentou mudanças de humor, disfunção sexual, e dano ao fígado. Spurlock precisou quatorze meses para perder o peso que havia ganhado.

O documentário foca na massiva e crescente onda de obesidade. Ao longo dos 100 minutos de filme encontra-se de tudo um pouco: na maior parte desse tempo vemos o diretor procurando por respostas acerca do problema. Morgan, defendendo sua tese, afirma que os maiores culpados para tal problema são as próprias indústrias alimentícias de seu país, que criam mecanismos para ludibriar e viciar, diretamente ou indiretamente, as crianças de todo o mundo a serem consumidores fiéis, pro restante de suas vidas, de seus produtos.

Frederico Matias Bacic

Nenhum comentário:

Postar um comentário