quarta-feira, 16 de março de 2011

Apple: uma breve análise de sua história

A Apple uma das mais inovadoras empresas do mundo desenvolve Softwares, Hardwares, computadores pessoais e reprodutores de mídia. Atualmente a empresa lançou no mercado o iPhone, o aparelho é ao mesmo tempo telefone, tocador de música, navegador de Internet e organizador digital e a Apple TV . A empresa tem como principais concorrentes, dependendo dos mercados em que atua, a Microsoft, IBM e a Sony.

Foi fundada no ano de 1976 no dia 1 de abril, na cidade de Cupertino, Califórnia, pelas seguintes pessoas: Steve Jobs, Stephen Wozniak, Jonathan Ive, Peter Oppenheimer e Timothy Cook. No inicio a empresa era conhecida pelo nome de Apple Computer, Inc. e assim seguiu por quase 31 anos de existência, quando no dia nove de Janeiro de 2007 a palavra “Computer” foi retirada de seu nome, visto que os produtos fabricados pela Apple iam além dos computadores. O primeiro computador lançado pela empresa foi o Apple I.

Em 1977 a empresa lançou o Apple II, primeiro computador pessoal do mundo. Dele descendem, todos os microcomputadores em operação no mundo. Poucos anos depois, apresentou ao mundo o Macintosh. Sua forma de operação intuitiva, conhecida como interface gráfica, abriu em 1984 o mundo dos computadores para quem nunca esteve familiarizado com programação. O Windows, da Microsoft, que esta presente em mais de 90% dos computadores usados no mundo, vem dessa revolução. Em outubro de 2001, a Apple lançou um novo produto, este que viria a ser um dos maiores, se não o maior sucesso da empresa: o iPod, que já foi definido como o primeiro objeto do século 21. Com ele, a Apple criou um sucesso comercial que já vendeu quase 90 milhões de unidades e responde por 48% dos lucros da empresa.



A Apple possui uma lista grande de produtos que se destacaram no mercado, mas ao mesmo tempo existe uma grande lista de produtos que podem ser considerados um fracasso. Por incrível que pareça diversos produtos fracassaram por serem “modernos de mais” para o seu tempo possuindo características que somente anos depois passaram a ser incorporadas por produtos de empresas concorrentes. Alguns produtos também fracassaram em razão de seus preços elevados, o que restringia o número de consumidores.


  • Apple Lisa: 1983, o primeiro computador a usar interface gráfica e mouse. . Equipado com 1MB (1024KB) de memória RAM enquanto os produtos contemporâneos tinham geralmente não mais de 96KB.


  • Apple Newton: 1993, também conhecido com Newton Message Pad, era um computador de mão com tela sensível ao toque, reconhecimento de escrita. Lançado três anos antes dos populares e tecnicamente inferiores, Palm Pilot.
    Atuação e Resultados
Atuação e Resultados



Comparadas a outras empresas a Apple é a empresa mais inovadora, tendo grandes marcas como Nokia, Sony, Microsoft, IBM e Sansung. O investimento em pesquisa de da Apple no ano de 2005 foi de US$ 534 milhões, muito pouco comparado com o investimento de suas principais concorrentes. O segredo da Apple é que ela aplica seus recurso em uma lista relativamente pequena de projetos, assim ela consegue fazer muito mais do que as outras empresas usando muito menos.

 
Atualmente a empresa emprega cerca de 20 mil pessoas pelo mundo (17.787 empregados permanentes e 2.399 empregados temporários). Em 2006 a Apple possuiu um lucro de 19.3 bilhões de dólares, faturamento de US$ 1.73 bilhões e EBIT (lucro antes de pagar juros e impostos) de US$ 2.12 bilhões.

 
Nos Estados Unidos a empresa detém 82% do Market Share para a linha de Mp3 players vendidos (iPods) e 90% das músicas vendidas legalmente. A liderança e a hegemonia da Apple neste mercado tem várias explicações, as principais são a criação de uma solução integrada de player e loja e a usabilidade do iPod que até hoje é imbatível. Porém o ponto de análise mais interessante e é a barreira de entrada que a Apple criou para outras empresas entrarem neste ramo. Se você comprar músicas em outras lojas como as brasileiras UOL, Mega Store ou Terra Sonora não conseguirá ouvi-las no seu ipods, caso você compre um outro player que não seja o iPod não conseguirá comprar músicas, filmes e games na loja que proporciona a melhor qualidade do mercado, a iTunes Store (pertencente a Apple). Esta simbiose, entre player e loja, dificulta muito o avanço da concorrência no território conquistado pela Apple. Muitos consumidores ficam furiosos ao descobrir que as músicas que compraram não funcionam nos seus iPods. Talves esta situação melhore em médio, longo prazo quando o Zune da Microsoft consiga ganhar mais espaço no mercado consumidor, porém isso vai demandar algum tempo (ainda não existem dados disponíveis sobre o market share do Zune, já que esse foi colocado no mercado a pouco tempo).



Na linha de PCs, Notebooks e Servidores o Market Share da Apple é de 5,1%; já os de suas principais concorrentes neste seguimento, nos Estados Unidos, são de:



Dell 29,1%
HP 17,2 %
Gateway 7,1%
Toshiba 5,3%
Outros totalizam 42.4 %
(Dados do ano de 2006)

 
Já no seguimento de Navegadores os resultados para esse começo de 2007 são:

 
Internet Explorer (Microsoft): 79,75%
Mozilla Firefox: 13,65%
Safari (Apple): 4,7%
Netscape: 0,79%
Opera: 0,73%
Outros: 0,38%


É importante notar que o navegador Safari da Apple está na terceira colocação dos mais usados no planeta. Cada vez mais os navegadores Safari e Mozilla Firefox conquistam usuários pelo mundo , enquanto o Internet Explorer apresentou uma queda de seis pontos percentuais em cinco anos.

Frederico Matias Bacic

Nenhum comentário:

Postar um comentário